30 de março de 2010

BANHO NO CORPO TODO OU DO PESCOÇO PARA BAIXO?


Um texto muito esclarecedor! Creio que a pesquisa, o estudo são armas para nos livrarmos de supertições e tudo que possa nos estagnar. Quando o assunto é espiritual tem muito "G" para falar Gregório (Adoram complicar!). A espiritualidade é simples, a energia que vibra em tudo que está vivo também. Só precisamos de conhecimento para podermos utilizar da melhor forma possível toda essa frequência energética. Beijocas - Rúbia

Onde foi início dessa história de banho do pescoço para baixo?

Todos nós sabemos que os negros africanos, na época do Brasil Colonial, foram aprisionados e enviados para trabalhar como escravos nas lavouras, principalmente nas de cana-de-açúcar.
Chegando ao Brasil, esses africanos também trouxeram da África a sua religião, ou seja, o culto aos Orixás.

Ao chegarem neste país, estes escravos tiveram que aprender sozinho e com os índios sobre a manipulação, o uso ritualístico e medicinal das ervas brasileiras, já que muitas das ervas que eles utilizavam na África, não existiam no Brasil.

Este aprendizado não foi fácil, pois os negros desconheciam as utilidades e propriedades das ervas brasileiras. Por este motivo, quando desconheciam alguma erva, ou quando ela se parecia com alguma que existia na África e, naquele país era venenosa ou com alto teor de toxina, estes escravos tomavam o banho com estas ervas apenas do pescoço para baixo, protegendo assim os olhos, narinas e a boca, de qualquer contato que possa provocar a cegueira ou alguma doença que naquela época poderia levá-los a morte.

Desta época vem a história do banho do pescoço para baixo, que com o passar do tempo e com dirigentes não preparados, foram deturpando o fundamento do banho e dizendo que não deveria tomar os demais banhos da cabeça para baixo, pois causaria quizila com tal Entidade ou com tal Orixá.

Porém o que muitos desconhecem, é que apenas no Brasil existe essa tradição do banho do pescoço para baixo, nos demais paises do mundo, onde existe qualquer culto afro, como os Estados Unidos, Cuba e toda América Central, inclusive na África, que é o berço de todas as religiões afro, o banho de ervas é tomado em todo o corpo. Em um banho demorado e quase que ritualístico, eles jogam o banho de ervas na cabeça, pois os africanos dizem que a cabeça é a força do nosso corpo, e é o Ori que deve ser fortalecido com o banho de ervas.

Os africanos, que hoje em dia vem para o Brasil, acham um absurdo esta história do banho do pescoço para baixo. Não que ele não funcione, mas ele não fortalece o Ori, que é onde está o centro de equilíbrio do nosso corpo e o que nos faz “funcionar melhor”.

Existem ervas que vibram mais por certo Orixá, mas na Umbanda, você pode tomar banho com ervas de outro Orixá, que não existirá quizila, pois temos o nosso “Pai e Mãe” de cabeça, mas somos filhos de todos os Orixás. O que devemos tomar cuidado é quanto ao teor de toxinas existentes na planta, ou seja, não vamos tomar banho com pimenta na cabeça, não por quizila, mas sim para evitar o contato com os olhos, que pode causar queimadura na retina, não devemos também tomar banho de comigo-ninguém-pode fresca, pois quando verde esta erva possui muitas toxinas, impossibilitando o banho com a mesma. O recomendado para esta erva é o banho com as folhas secas, pois nesse estado, ela perde água e, junto da água, estas toxinas.

As pessoas de hoje em dia aceitam tudo o que falam e não buscam o porquê daquilo. Se fossem mais curiosas e menos submissas, descobririam e aprenderiam muito mais sobre a nossa querida Umbanda. A nossa religião é simples e tem fundamento, só basta querer aprender.

Não tenho informações da autoria do texto.

Oração aos Orixás





Uma oração belíssima!


A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. O princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.


QUE A IRREVERÊNCIA E O DESPRENDIMENTO DE EXU ME ANIMEM A NÃO ENCARAR AS COISAS DA FORMA COMO ELAS PARECEM À PRIMEIRA VISTA, E SIM QUE EU APRENDA QUE TUDO NA VIDA, POR PIOR QUE SEJA, TERÁ SEMPRE O SEU LADO BOM E PROVEITOSO! LAROYÊ EXU!

QUE A TENACIDADE DE OGUM ME INSPIRE A VIVER COM DETERMINAÇÃO, SEM QUE EU ME INTIMIDE COM PEDRAS, ESPINHOS E TREVAS. SUA ESPADA E SUA LANÇA DESOBSTRUAM MEU CAMINHO E SEU ESCUDO ME DEFENDA. OGUN YÈ! PATAKORI OGUN!

QUE O LABOR DE OXÓSSI ME ESTIMULE A CONQUISTAR SUCESSO E FARTURA AS CUSTAS DE MEU PRÓPRIO ESFORÇO. SUAS FLECHAS CAIAM À MINHA FRENTE, ÀS MINHAS COSTAS, À MINHA DIREITA E À MINHA ESQUERDA, CERCANDO-ME PARA QUE NENHUM MAL ME ATINJA. OKÊ BAMBOCRIM! OKÊ ARÔ ODÉ!

QUE AS FOLHAS DE OSSANHE FORNEÇAM O BÁLSAMO REVITALIZANTE QUE RESTAURE MINHAS ENERGIAS, MANTENDO MINHA MENTE SÃ E CORPO SÃO. EWE OSSAYIN!

QUE OXUM ME DÊ A SERENIDADE PARA AGIR DE FORMA CONSCIENTE E EQUILIBRADA. TAL COMO SUAS ÁGUAS DOCES - QUE SEGUEM DESBRAVADORAS NO CURSO DE UM RIO, ENTRECORTANDO PEDRAS E SE PRECIPITANDO NUMA CACHOEIRA, SEM PARAR NEM TER COMO VOLTAR ATRÁS, APENAS SEGUINDO PARA ENCONTRAR O MAR - ASSIM SEJA QUE EU POSSA LUTAR POR UM OBJETIVO SEM ARREPENDIMENTOS. ORA YEYEO OSUN!

QUE O ARCO-ÍRIS DE OXUMARÉ TRANSPORTE PARA O INFINITO MINHAS ORAÇÕES, SONHOS E ANSEIOS, E QUE ME TRAGA AS RESPOSTAS DIVINAS, DE ACORDO COM MEU MERECIMENTO. ARROBOBOI OSUMARÈ!

QUE OS RAIOS DE YANSÃ ALUMIEM MEU CAMINHO E O TURBILHÃO DE SEUS VENTOS LEVE PARA LONGE AQUELES QUE DE MIM SE APROXIMAM COM O INTUITO DE SE APROVEITAREM DE MINHAS FRAQUEZAS. ÊPA HEY OYÁ!

QUE AS PEDREIRAS DE XANGÔ SEJAM A CONSOLIDAÇÃO DA LEI DIVINA EM MEU CORAÇÃO. SEU MACHADO PESE SOBRE MINHA CABEÇA AGINDO NA CONSCIÊNCIA E SUA BALANÇA ME INCUTA O BOM SENSO. OBANISHÉ CAÔ! CAÔ CABECILE!

QUE AS ONDAS DE YEMANJÁ ME DESCARREGUEM, LEVANDO PARA AS PROFUNDEZAS DO MAR SAGRADO AS AFLIÇÕES DO DIA-A-DIA, DANDO-ME A OPORTUNIDADE DE SEPULTAR DEFINITIVAMENTE AQUILO QUE ME CAUSA DOR E QUE SEU SEIO MATERNO ME ACOLHA E ME CONSOLE. ODOYÁ YEMONJÁ!

QUE AS CABAÇAS DE OBALUAYÊ TRAGAM NÃO SÓ A CURA DE MINHAS MAZELAS CORPORAIS, COMO TAMBÉM AJUDEM MEU ESPÍRITO A SE DESPOJAR DAS VICISSITUDES. ATOTÔ OBALUAYÊ!

QUE SABEDORIA DE NANÃ ME DÊ UMA OUTRA PERSPECTIVA DE VIDA, MOSTRANDO QUE CADA NOVA EXISTÊNCIA QUE TENHO, SEJA AQUI NA TERRA OU EM OUTROS MUNDOS, GERA A BAGAGEM QUE ME DÁ MEIOS PARA ATINGIR A EVOLUÇÃO, E NÃO UMA FORMA DE PUNIÇÃO SEM FIM COMO JULGAM OS INSENSATOS. SALUBA NANÃ!

QUE A VITALIDADE DOS IBEIJIS ME ESTIMULE A ENFRENTAR OS DISSABORES COMO APRENDIZADO; QUE EU NÃO PERCA A PUREZA MESMO QUE, AO MEU REDOR, A TENTAÇÃO ME ENVOLVA. QUE A INOCÊNCIA NÃO SIGNIFIQUE FRAQUEZA, MAS SIM REFINAMENTO MORAL! ONIBEIJADA!

QUE A PAZ DE OXALÁ RENOVE MINHAS ESPERANÇAS DE QUE, DEPOIS DE ERROS E ACERTOS; TRISTEZAS E ALEGRIAS; DERROTAS E VITÓRIAS; CHEGAREI AO MEU OBJETIVO MAIS NOBRE: AOS PÉS DE ZAMBI MAIOR! ÊPA BABÁ OXALÁ!

Receitas com ervas e afins para auxiliar a saúde




SISTEMA RESPIRATÓRIO

1. Xarope feito no mel para tosse, resfriado, catarro

Ingredientes: folha de verbasco, folha de alfavaca-cravo, folhas de sálvia, folhas de eucalipto, 10 gotas de tintura-mãe de própolis, 5 gotas de óleo de copaíba

Como fazer: socar as folhas de todas as ervas, mergulhar em 1 xícara de chá de água fervente e deixar o conteúdo por 1 hora em infusão. Em seguida, filtrar tudo e acrescentar um volume de mel equivalente ao sumo resultante. Enfim, para cada 100 ml de xarope, acrescentar 10 godas de tintura-mãe de própolis e 5 de óleo de copaíba

2. Xarope para bronquite e asma

Ingredientes: 1 xícara (chá) de rapadura ou açúcar mascavo, 1,5 colher de (sopa) de gengibre (raiz que pode ser cozida), 1 folha de guaco socado, 1 rodela de abacaxi picada (ou em suco).

Como fazer: colocar a rapadura e o gengibre em uma panela com uma xícara de água. Levar ao fogo. Quando começar a ferver, acrescentar a folha de guaco e o abacaxi. Deixar no fogo até adquirir consistência de caldo, tirar e coar.

3. Elixir bucal para dor de garganta e mau hálito
Ingredientes: 2 partes de tintura-mãe (tm) de mirra ou incenso, 2 partes de tm de malva, 2 partes de tm de plantago, 1 parte de tm de ratânia (casca), 1 parte de tm de própolis, 2 partes de tm de menta, 2 partes de tm de alfavaca-cravo, 2 partes de tm de tancharge, algumas gotas (10 gostas para 100 ml de solução) de essência de menta, 3 partes de água destilada.

Como fazer: misturar todos os ingredientes e mantê-los em um pequeno vidro âmbar com borrifador, a fim de facilitar o uso.


APARELHO DIGESTIVO

4. Contra prisão de ventre

Esta receita ajuda o corpo a eliminar toxinas e gorduras acumuladas devido ao mal funcionamento do intestino.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de semente de linhaça, 2 ameixas pretas ou figos secos, 1 colher de (sopa) de farelo de trigo, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de vinagre de maça, ½ pêra, ½ maçã, ½ mamão papaia, (uma, duas ou essas 3 frutas).

Como fazer: deixar as ameixas, as sementes de linhaça e os figos (opcionais) de molho em um copo d’água (copo de requeijão) durante a noite inteira. De manhã, colocar o conteúdo no liqüidificador, com o farelo de trigo, o mel, o vinagre de maçã e as frutas indicadas (pêra, maçã, ou papaia). Após bater, tomar meio copo da mistura (sem coar), em jejum.


APARELHO VASCULAR

5. Pomada para varizes e hemorróidas

Como as varizes e hemorróidas são enfermidades quentes e dilatadas, o tratamento deve ser predominantemente frio: banhos, cataplasmas, chás, etc.

Ingredientes: 2 partes de lanolina, 2 partes de vaselina, 1 parte de tintura-mãe de bardana, 1 parte de tintura-mãe de mil em ramas.

Como fazer: misturar a lanolina (aos poucos) com as 2 tinturas. Em seguida, acrescentar a vaselina. Mexer, até que o conteúdo fique homogêneo.

APARELHO OSTEO-MUSCULAR


6. Óleo para todas as dores
É indicado para reumatismo e dores em geral.

Ingredientes: tintura-mãe para dores (trapoeraba, arnica, erva-de-são-joão, bálsamo, confrei, mentruz, erva-macaé, cordão-de-frade, guaco, urtiga, erva-de-santa-maria), óleo de copaíba, salicilato de metila, 7 partes de óleo de tomilho e gengibre.

Como fazer: para conseguir o óleo de tomilho e gengibre (pedido na receita) deixar o tomilho por um mês de molho em óleo de uva. Em seguida, filtrar o conteúdo resultante e colocá-lo um mês no gengibre seco. Outra opção, é deixar óleo de molho nas duas ervas, gengibre e tomilho.

Para fazer o óleo para todas as dores, misturar 7 partes do óleo de tomilho e gengibre com três partes de óleo de copaíba, salicilato de metia e todas as tinturas, totalizando 10 partes na solução final. Agitar bem antes de usar.

7. Pomada para bursite, tendinite, artrite e reumatismo

Ingredientes: 1 parte de tintura-mãe de erva-de-são-joão, 1 parte de tm de trapoeraba, 1 parte de tm de cordão-de-frade, 1 parte de tm de urtiga dióica, 1 parte de tm de confrei, 15 gotas de salicilato de metila, 5 partes de lanolina, 5 partes de vaselina.

Como fazer: misturar a lanolina (aos poucos) com as 5 tinturas e o salicilato de metila. Em seguida, acrescentar a vaselina. Mexer, até que o conteúdo adquira consistência homogênea.

PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS

8. Para ferimentos

Em qualquer ferimento pode-se usar cataplasmas. Mas é fundamental verificar antes o tipo de machucado. No caso de ferimentos quentes (feridas inflamadas e dilatações), um cataplasma frio deve ser utilizado. Já, para as enfermidade frias (músculos contraídos, focos de tensão e até reumatismo), o cataplasma deve ser feito com um chá quente, envolto em um pano.

9. Para rachaduras no bico do seio

Ingredientes: 3 partes de vaselina, 3 partes de margarida socada, 3 partes de flor de algodoeira, 1 parte de cera de abelha.

Como fazer: misturar tudo. Colocar, depois, em banho-maria, durante 1 hora. Mexer para que o conteúdo fique homogêneo e, em seguida peneirar.

10. Óleo para passar sobre picadas de insetos (antialérgico)

Ingredientes: 10 gotas de tintura-mãe de tanchagem, 10 gotas de tintura-mãe de eucalipto, 10 gotas de tintura-mãe de lavanda, 10 gotas de tintura-mãe de sassafrais, 5 gotas de tintura-mãe de própolis, 10 gotas de tintura-mãe de cravo ou citronela, uma pitadinha de pó de café.

Como fazer: para preparar este óleo, basta colocar 3 partes da mistura de todas as tinturas, com 7 partes de uma mistura feita com óleo de cravo, óleo de sassafrás, noz-moscada e café.

11. Pomada para feridas infectadas, furúnculos e espinhas

Ingredientes: 5 partes de lanolina anidra, 5 partes de vaselina sólida, 1 parte de tintura-mãe de confrei, 2 partes de tintura-mãe de calêndula, 2 parte de tintura-mãe de própolis, 15 gotas de óleo de copaíba.

Como fazer: misturar muito bem ao lanolina com 3 tinturas. Acrescentar, então, a vaselina, mexendo novamente. Enfim, juntar 15 gotas de óleo de copaíba, que possui efeito bactericida.

12. Contra a psoríase

Ingredientes: flor, folha, caule e raiz de capuxinha.

Como fazer: em um pilão, socar todas as partes da capuxinha e, em seguida, filtrar o sumo extraído. Além do uso externo (aplicações no couro cabeludo e nas áreas afetadas), pode-se ainda ingerir uma colher(de sopa) do contudo, a cada 21 dias.

13. Desodorante para os pés

Ingredientes: extrato aquoso de alecrim, hortelã, sálvia, lavanda, tintura-mãe de sálvia, tm de lavanda, tm de menta, 10 gotas de essência de menta ou alfazema (para 100 ml. de solução).

Como fazer: misturar 7 partes de extrato aquoso 9das 4 ervas juntas), com 1 parte de tintura de sálvia, 1 de tintura de lavanda e 1 de menta. Acrescentar ao conteúdo final 10 gotas de essência de menta ou alfazema.

14. Ungüento para frieiras, micose, rachaduras nas mãos e nos pés

Ingredientes: flores, folhas, caule e raiz de capuxinha, folhas de sabugueiro, folhas de confrei, flores de verbasco, melãozinho de São Caetano (folhas), 3 colheres de (sopa) de gordura hidrogenada e breu.

Como fazer: socar o confrei, pingando algumas gotinhas de água quente para facilitar a retirada do sumo. Depois disso, filtrar o conteúdo extraído com um pedaço de pano e guardá-lo em um recipiente. Em seguida, socar a capuxinha, as flores de verbasco e de sabugueiro, também com algumas gotas de água quente. Acrescentar 3 colheres (sopa) de gordura hidrogenada. Levar tudo para fogo em banho-maria, até que forme uma mistura homogênea (em cerca de 3 horas). Finalmente, colocar uma colher de (chá) de cera de abelha e um pouquinho de breu.

IMPORTANTE • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

19 de março de 2010

RITUAL PARA HARMONIZAÇÃO



Esse ritual deverá ser iniciado na Lua Nova pela manhã. Organize seu cantinho ou altar em que o ritual será realizado. Deixe tudo pronto. Faça um banho de rosas brancas e alecrim e jogue da cabeça para baixo. Faça suas orações (não esqueça de fazer a de Santa Sarah Kali), acenda as velas ungidas, os incensos e comece mentalizar os propósitos (um de cada vez, seguindo a ordem das velas). Palavras são setas e devem ser muito bem lançadas no astral. Inspire e expire com calma, ouça cada palavra que profere e puxe do Cosmo um raio de luz da cor da vela e jorre em seu ser.

Montagem do ritual:

Pegue sete velas ungidas com óleo de rosas brancas, alecrim e manjericão e firme em um prato branco ou castiçais. Essas velas deverão ficar em círculo. Abaixo coloco a sequência de cores:

Branca: reforçar a fé, a espiritualidade que nos acompanha
Violeta (lilás): abrir nossos canais espirituais, fazer as transformações necessárias em nosso ser e vida.
Cor-de-rosa: amor incondicional, limpar angustias, medos e tudo que aflige nossos corações
Azul-clara: harmonizar nossos chacras, nosso lar (família), ambiente de trabalho.
Verde: equilibrar nossa saúde emocional, física e espiritual. Aterrar-nos. Expandir nossos objetivos
Amarela: alegria, sabedoria e prosperidade
Vermelha: energia física, amor, reforçar as ações iniciadas.

Entre as velas coloque rosa branca e 01 raminho de arruda. No centro dessa mandada coloque 01 quartzo fumê em cima da sua foto.
Quartzo fumê – Pedra indicada para concretização de pedidos. Sintoniza o indivíduo com a energia do planeta. Neutraliza energias negativas.

Acenda um incenso em uma cumbuca com sal grosso, coloque 01 taça de água do lado direito da mandala.
Pronto! Já temos firmado os 04 elementos.
Esse ritual é firmado para que o Povo Cigano do Astral possa auxiliar seu ser. Não esqueça de pedir a presença desses irmãos ao iniciar e agradecer ao terminar.

Que as luzes do Cosmo possam trazer tudo que é seu por direito divino e nossos queridos irmãos ciganos a força e o discernimento.

Beijos
Rubia Zaia
Cursos e Atendimentos
rubiazaia@hotmail.com
http://asencantadas.ning.com
skype: rubiazaia
(11) 7153-0100 ou (19) 8207-6365

18 de março de 2010

CARTAS CIGANAS: ORIENTAÇÃO E DIRECIONAMENTO



As Cartas Ciganas é um poderoso instrumento para detectar a vibração energética do momento atual do consulente. As informações e avisos, que as cartas irão revelar dependerão do quanto o consulente está "aberto" e disposto a saber, receber e reconhecer. Uma conduta fechada e desconfiada dificulta o acesso às informações energéticas necessárias ao esclarecimento buscado na consulta.

Portanto, não busquem a consulta por curiosidade, brincadeira ou para testar a orientadora, é um grande desperdício de energias. No ato do jogo, são invocadas forças poderosas da natureza e da espiritualidade para ajudar a esclarecer as dúvidas do consulente. Deve-se ter em mente causas nobres, importantes, fundamentais da vida do consulente, para que se possa escolher o melhor caminho, sempre o caminho do bem.

Nunca esqueça que temos livre arbítrio, podemos transformar uma situação negativa em aprendizado e virar o jogo. Somos agentes de nossa cura, evolução e rota. Embora, as cartas falem mais do momento presente, suas previsões podem ocorrer até um período seis meses ou mais.

Ao buscar ler as cartas, o consulente devem ter a mente tranquila e o coração puro, cheio de amor e gratidão pelo auxílio recebido através do oráculo. Nunca esqueça que só temos aquilo que é de nosso merecimento e busca.

As cartas ciganas são uma poderosa ferramenta para esclarecer as dúvidas que surgem no nosso caminho.

Rubia Zaia
Leitura de Cartas Ciganas
(11) 7153-0100 ou (19) 8207-6365
rubiazaia@hotmail.com
Skype: rubiazaia

COSMOLOGIA - MAPA GESTACIONAL


(Gravura -Foto by Rubia Zaia)


Os textos não são de minha autoria (como citado nas fontes), deixo espaço para todos aqueles que queiram fazer alguma colocação na caixa de comentário. Tudo que vier para esclarecer
esse tema ou dar uma colocação melhor é muito bem vindo e nos auxiliará!


Como dito pelo criador do método, Juan Uviedo, "Cosmologia é aprender a dançar a dança do Universo."


Cosmologia é uma ciência que nos permite ter acesso aos padrões energéticos que continuamente vamos atrair para a nossa vida, ou seja, a nossa matriz energética. Conseguimos assim perceber o porquê de não conseguirmos alterar determinado tipo de comportamento ou porque não deixamos de atrair determinado tipo de situação.

A energia da matriz, segundo a cosmologia rege-se por 12 elementos que, por sua vez, integrarão a energia do fogo que determinará a forma como lidamos com o poder, coragem, vitalidade, garra, auto-confiança, ego, paixão, ação, físico, dinheiro; da terra que está ligado à nossa sobrevivência, à nutrição, ao agora, ao trabalho, ao concreto, os ideais, tipo de pensamento, o masculino; da água que determina as nossas emoções, a fluidez, o sofrimento, a transformação, a adaptabilidade, a criatividade, a força do renascer, o feminino, o espírito; e do ar que nos indica a família, o passado, a inteligência, o conhecimento, a alegria, a criança interior, a fé.

A nossa matriz é marcada por quatro momentos: o nascimento que indica o leme que nos guia; a concepção que mostra o centro do nosso caminhar; os três meses de gestação a forma de vermos o mundo; e os seis meses de gestação que determina a maneira como sentimos o mundo. A movimentação energética entre estas energias potencia determinados acontecimentos e vivências ao longo da nossa vida, pelo equilíbrio ou desequilíbrio, na distribuição daqueles 12 elementos.

Assim ao sabermos o que na nossa matriz está em desarmonia podemos realizar um trabalho de realinhamento e reprogramação dessas energias, alcançando mais fácil e rapidamente o nosso equilíbrio pessoal através deste trabalho intenso de transformação.

O mapa cosmológico nos leva aprender como estas energias nos influenciam e como poderemos lidar melhor com elas.
Uma outra ajuda preciosa é perceber que cada dia tem uma vibração própria, onde cada hora vibra com o seu próprio potencial energético e assim aprenderemos a usar melhor as nossas horas diárias para realizar de forma mais harmoniosa as nossas inúmeras tarefas.

Uma oportunidade imperdível para todos aqueles que definitivamente querem se conhecer de forma profunda e poder transformar a sua vida.


Fonte: http://espacoaberto-divulga.blogspot.com/2009/09/cosmologia.html


O Mapa Cosmológico


O mapa cosmológico é constituído por 12 energias na sua totalidade, em que 4 energias são atraídas pelo indivíduo e as restantes são dadas pela mãe, pelo pai ou o meio envolvente. Através do mapa conseguimos ver a forma como essas energias se conectam e fluem entre si. Quando existem energias fechadas significa que o indivíduo tem dificuldades em vivenciar as áreas correspondentes.

Normalmente o mapa é constituído pelos 4 elementos (fogo, terra, água e ar), contudo em alguns casos surgem mapas em que falta um elemento, o que dá origem à duplicidade de outro para compensar (ex: duplo fogo e falta terra). Os indivíduos com mapas chamados “duplos” têm dificuldades em expressar as características e o potencial do elemento que lhes falta, sendo que a energia do elemento que se repete é vivenciada em dois extremos, potenciada ou
anulada. Existem também mapas em que as energias formam ciclos repetitivos onde as energias não fluem para além de si mesmas, revelando áreas em que o indivíduo têm tendência a atrair os mesmos padrões consecutivamente.
A matriz do indivíduo é dividida em 4 quadrantes, representadas pelo consciente/inconsciente e o público/íntimo. Cada energia é representada por uma cor que confere determinados aspectos (ex: o rosa representa a alegria, espontaneidade) e por uma graduação que representa o tipo de
aprendizagem (ex: mestria – grau 8).
Através do mapa cosmológico temos acesso ao tipo de energias que definem o indivíduo e que formam a sua personalidade e acção no mundo.

Fonte: http://juancosmo.blogspot.com/