30 de março de 2010

Receitas com ervas e afins para auxiliar a saúde




SISTEMA RESPIRATÓRIO

1. Xarope feito no mel para tosse, resfriado, catarro

Ingredientes: folha de verbasco, folha de alfavaca-cravo, folhas de sálvia, folhas de eucalipto, 10 gotas de tintura-mãe de própolis, 5 gotas de óleo de copaíba

Como fazer: socar as folhas de todas as ervas, mergulhar em 1 xícara de chá de água fervente e deixar o conteúdo por 1 hora em infusão. Em seguida, filtrar tudo e acrescentar um volume de mel equivalente ao sumo resultante. Enfim, para cada 100 ml de xarope, acrescentar 10 godas de tintura-mãe de própolis e 5 de óleo de copaíba

2. Xarope para bronquite e asma

Ingredientes: 1 xícara (chá) de rapadura ou açúcar mascavo, 1,5 colher de (sopa) de gengibre (raiz que pode ser cozida), 1 folha de guaco socado, 1 rodela de abacaxi picada (ou em suco).

Como fazer: colocar a rapadura e o gengibre em uma panela com uma xícara de água. Levar ao fogo. Quando começar a ferver, acrescentar a folha de guaco e o abacaxi. Deixar no fogo até adquirir consistência de caldo, tirar e coar.

3. Elixir bucal para dor de garganta e mau hálito
Ingredientes: 2 partes de tintura-mãe (tm) de mirra ou incenso, 2 partes de tm de malva, 2 partes de tm de plantago, 1 parte de tm de ratânia (casca), 1 parte de tm de própolis, 2 partes de tm de menta, 2 partes de tm de alfavaca-cravo, 2 partes de tm de tancharge, algumas gotas (10 gostas para 100 ml de solução) de essência de menta, 3 partes de água destilada.

Como fazer: misturar todos os ingredientes e mantê-los em um pequeno vidro âmbar com borrifador, a fim de facilitar o uso.


APARELHO DIGESTIVO

4. Contra prisão de ventre

Esta receita ajuda o corpo a eliminar toxinas e gorduras acumuladas devido ao mal funcionamento do intestino.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de semente de linhaça, 2 ameixas pretas ou figos secos, 1 colher de (sopa) de farelo de trigo, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de vinagre de maça, ½ pêra, ½ maçã, ½ mamão papaia, (uma, duas ou essas 3 frutas).

Como fazer: deixar as ameixas, as sementes de linhaça e os figos (opcionais) de molho em um copo d’água (copo de requeijão) durante a noite inteira. De manhã, colocar o conteúdo no liqüidificador, com o farelo de trigo, o mel, o vinagre de maçã e as frutas indicadas (pêra, maçã, ou papaia). Após bater, tomar meio copo da mistura (sem coar), em jejum.


APARELHO VASCULAR

5. Pomada para varizes e hemorróidas

Como as varizes e hemorróidas são enfermidades quentes e dilatadas, o tratamento deve ser predominantemente frio: banhos, cataplasmas, chás, etc.

Ingredientes: 2 partes de lanolina, 2 partes de vaselina, 1 parte de tintura-mãe de bardana, 1 parte de tintura-mãe de mil em ramas.

Como fazer: misturar a lanolina (aos poucos) com as 2 tinturas. Em seguida, acrescentar a vaselina. Mexer, até que o conteúdo fique homogêneo.

APARELHO OSTEO-MUSCULAR


6. Óleo para todas as dores
É indicado para reumatismo e dores em geral.

Ingredientes: tintura-mãe para dores (trapoeraba, arnica, erva-de-são-joão, bálsamo, confrei, mentruz, erva-macaé, cordão-de-frade, guaco, urtiga, erva-de-santa-maria), óleo de copaíba, salicilato de metila, 7 partes de óleo de tomilho e gengibre.

Como fazer: para conseguir o óleo de tomilho e gengibre (pedido na receita) deixar o tomilho por um mês de molho em óleo de uva. Em seguida, filtrar o conteúdo resultante e colocá-lo um mês no gengibre seco. Outra opção, é deixar óleo de molho nas duas ervas, gengibre e tomilho.

Para fazer o óleo para todas as dores, misturar 7 partes do óleo de tomilho e gengibre com três partes de óleo de copaíba, salicilato de metia e todas as tinturas, totalizando 10 partes na solução final. Agitar bem antes de usar.

7. Pomada para bursite, tendinite, artrite e reumatismo

Ingredientes: 1 parte de tintura-mãe de erva-de-são-joão, 1 parte de tm de trapoeraba, 1 parte de tm de cordão-de-frade, 1 parte de tm de urtiga dióica, 1 parte de tm de confrei, 15 gotas de salicilato de metila, 5 partes de lanolina, 5 partes de vaselina.

Como fazer: misturar a lanolina (aos poucos) com as 5 tinturas e o salicilato de metila. Em seguida, acrescentar a vaselina. Mexer, até que o conteúdo adquira consistência homogênea.

PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS

8. Para ferimentos

Em qualquer ferimento pode-se usar cataplasmas. Mas é fundamental verificar antes o tipo de machucado. No caso de ferimentos quentes (feridas inflamadas e dilatações), um cataplasma frio deve ser utilizado. Já, para as enfermidade frias (músculos contraídos, focos de tensão e até reumatismo), o cataplasma deve ser feito com um chá quente, envolto em um pano.

9. Para rachaduras no bico do seio

Ingredientes: 3 partes de vaselina, 3 partes de margarida socada, 3 partes de flor de algodoeira, 1 parte de cera de abelha.

Como fazer: misturar tudo. Colocar, depois, em banho-maria, durante 1 hora. Mexer para que o conteúdo fique homogêneo e, em seguida peneirar.

10. Óleo para passar sobre picadas de insetos (antialérgico)

Ingredientes: 10 gotas de tintura-mãe de tanchagem, 10 gotas de tintura-mãe de eucalipto, 10 gotas de tintura-mãe de lavanda, 10 gotas de tintura-mãe de sassafrais, 5 gotas de tintura-mãe de própolis, 10 gotas de tintura-mãe de cravo ou citronela, uma pitadinha de pó de café.

Como fazer: para preparar este óleo, basta colocar 3 partes da mistura de todas as tinturas, com 7 partes de uma mistura feita com óleo de cravo, óleo de sassafrás, noz-moscada e café.

11. Pomada para feridas infectadas, furúnculos e espinhas

Ingredientes: 5 partes de lanolina anidra, 5 partes de vaselina sólida, 1 parte de tintura-mãe de confrei, 2 partes de tintura-mãe de calêndula, 2 parte de tintura-mãe de própolis, 15 gotas de óleo de copaíba.

Como fazer: misturar muito bem ao lanolina com 3 tinturas. Acrescentar, então, a vaselina, mexendo novamente. Enfim, juntar 15 gotas de óleo de copaíba, que possui efeito bactericida.

12. Contra a psoríase

Ingredientes: flor, folha, caule e raiz de capuxinha.

Como fazer: em um pilão, socar todas as partes da capuxinha e, em seguida, filtrar o sumo extraído. Além do uso externo (aplicações no couro cabeludo e nas áreas afetadas), pode-se ainda ingerir uma colher(de sopa) do contudo, a cada 21 dias.

13. Desodorante para os pés

Ingredientes: extrato aquoso de alecrim, hortelã, sálvia, lavanda, tintura-mãe de sálvia, tm de lavanda, tm de menta, 10 gotas de essência de menta ou alfazema (para 100 ml. de solução).

Como fazer: misturar 7 partes de extrato aquoso 9das 4 ervas juntas), com 1 parte de tintura de sálvia, 1 de tintura de lavanda e 1 de menta. Acrescentar ao conteúdo final 10 gotas de essência de menta ou alfazema.

14. Ungüento para frieiras, micose, rachaduras nas mãos e nos pés

Ingredientes: flores, folhas, caule e raiz de capuxinha, folhas de sabugueiro, folhas de confrei, flores de verbasco, melãozinho de São Caetano (folhas), 3 colheres de (sopa) de gordura hidrogenada e breu.

Como fazer: socar o confrei, pingando algumas gotinhas de água quente para facilitar a retirada do sumo. Depois disso, filtrar o conteúdo extraído com um pedaço de pano e guardá-lo em um recipiente. Em seguida, socar a capuxinha, as flores de verbasco e de sabugueiro, também com algumas gotas de água quente. Acrescentar 3 colheres (sopa) de gordura hidrogenada. Levar tudo para fogo em banho-maria, até que forme uma mistura homogênea (em cerca de 3 horas). Finalmente, colocar uma colher de (chá) de cera de abelha e um pouquinho de breu.

IMPORTANTE • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário