14 de maio de 2010

NUMEROLOGIA



A numerologia é um ramo de estudo incluso no que é comumente conhecido por Ciências Ocultas; ou seja, a combinação de conhecimentos de ordem mística com uma fundamentação científica. Deste modo, a numerologia pode ser compreendida como o estudo da significação oculta dos números e de sua influência em aspectos da vida cotidiana, da espiritualidade, do intelecto, entre outros. A numerologia pode ter sua origem na gematria, um sistema que tem seus primeiros registros na Torá, datando de mais de três mil anos. A gematria consiste em atribuir um valor numérico às letras que compõem somente o alfabeto hebraico. O resultado da soma dos valores numéricos relacionados às letras de uma determinada palavra atribui a esta uma característica específica. Desse modo, a numerologia seria apenas uma "versão" da gematria adaptada ao alfabeto romano.

Por outro lado, a origem da numerologia pode estar nos estudos do filósofo e matemático grego Pitágoras (571/0 a.C – 497/6 a.C). Segundo o filósofo, os números são a essência física e etérea de tudo que há no universo. Os números trazem características próprias. Quando combinados ou calculados, expressam uma relação estreita e harmônica com fenômenos
naturais como o ciclo das estações e movimento dos astros, ou com a harmonia musical e proporções geométricas. Entretanto, devido à biografia confusa e obscura de Pitágoras, parte de sua conceituação matemática combina-se com noções esotéricas. Por este motivo, seus pensamentos e estudos não são totalmente aceitos por pesquisadores.

A numerologia também é utilizada como uma ferramenta de autoconhecimento. É possível, utilizando-se como referência uma tabela que relaciona letras a valores numéricos, realizar a soma das letras que compõem um nome próprio ou dos números de uma data específica, e assim obter um resultado que deve ser reduzido a um dígito (de 1 a 9), que expressaria individualmente "vibrações numerológicas". Ainda, em algumas tabelas, considera-se resultados compostos por dois dígitos iguais, como 11, 22, 33, etc.

Também, de um modo geral, é razoavelmente comum a prática da alteração de nomes próprios com o propósito de que, sob o ponto de vista da numerologia, esta mudança produza vibrações mais favoráveis. Nestes casos, costuma-se alterar a grafia do nome, seja substituindo letras de fonética semelhante, acrescentando ou suprimindo preposições, entre outros.

Porém, não é possível afirmar que haja um número com características superiores a outros. Cada número possui propriedades positivas e negativas, que podem favorecer ou dificultar o
desenvolvimento de determinadas atividades, situações, profissões, relacionamentos afetivos, financeiros, etc.

No mundo ocidental, a numerologia mais praticada é a que se baseia nos ensinamentos de Pitágoras . Segundo os historiadores a Numerologia Pitagórica no decorrer desses 2600 anos sofreu 3 releituras: A da Maçonaria; A da Cabala; A da Rosacruz. Essas ordens filosóficas/religiosas incorporaram os conceitos desenvolvidos por Pitágoras e adaptaram-no a suas realidades e necessidades. Numerologia
Pitagórica: reconhece somente os números de 1 a 9 , 11 e o 22.

Releitura Maçônica: reconhece os números de 1 a 9 , 11 , 22 e o 33.

Releitura Cabalística: reconhece os números de 1 a 9 ,13 ,16 e o 19.

Releitura da Rosa Cruz: reconhece os números de 1 a 9, 11, 22 , 33, 44, 55, 66, 77, 88, 99.


-O Mapa Numerológico Natal representa um acordo evolutivo fechado com a Divindade, respeitando-se incondicionalmente o livre arbítrio.
-Ao conhecer e utilizar em sua vida as influências dos números o ser humano adquire equilíbrio, conquistas e evolução.
-Os acontecimentos na vida humana estão ligados ao Mapa Numerológico Natal da pessoa.
-Não existe coincidência. Os fatos da vida acontecem pelas ondas vibracionais numéricas programadas, com objetivos precisos.

Abordagens Numerológicas

Apesar de ser estudada e praticada há milhares de anos, a numerologia mantém uma certa unidade estrutural; isto é, não sofreu muitas transformações ao longo da história, mesmo sendo adotada por escolas e tradições esotéricas bem diversificadas. Mas os dois ramos de abordagem da numerologia mas estudados são: Numerologia Pitagórica e Numerologia Cabalística.

A numerologia pitagórica baseia-se exatamente nos fundamentos matemáticos de Pitágoras. Não é
considerada divinatória, mas apenas expõem tendências futuras em relação às vibrações produzidas por números. A numerologia pitagórica é mais popular devido ao fato de ser menos complexa, podendo ser praticada seguindo a orientação de tabelas. Entretanto, sua interpretação exige maior sensibilidade e experiência do praticante.

A numerologia cabalística combina-se com os fundamentos da Cabala (um complexo sistema filosófico-religioso dos hebreus). A prática e a interpretação desta abordagem da numerologia exige um conhecimento prévio da Cabala. Entretanto, assim como a numerologia pitagórica, se utiliza de cálculos e relações geométricas.

A numerologia cabalística busca referências no Antigo Testamento, para fundamentar sua própria origem, a importância dos números e sua relação com nomes. Por exemplo, "Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido." (Gênesis – Cap. 32 – Vers. 28). Segundo a interpretação de praticantes da numerologia cabalística, esse trecho bíblico faz uma referência clara à importância de que um nome seja alterado para que, conseqüentemente, suas vibrações numerológicas tornem-se mais positivas.

Apesar de tão antiga e conhecida, a numerologia ainda não é unanimidade entre estudiosos das
Ciências Ocultas. Mas, seja qual for sua abordagem, a numerologia consiste em um campo de estudo muito amplo que necessita ser seriamenteexplorado.



1

2

3

4

5

6

7

8

9

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z



Baseado na tabela acima, separe as consoantes das vogais e coloque os valores numéricos de acordo com a tabela acima.

Para efeito de leitura um número deve ser sempre ser somado até ficar entre 1 e 9. Exemplo: 5+5 = 10 ... 1+ 0 = 1.

O nove é um número nulo, pois não tem influencia na soma, exemplo: 192 = 1+9+2 = 12 ... 1+2 = 3, tirando o 9 ficaria 1+2 =3. Outro exemplo é 1998 = 27 ... 9. Outra observação quando tiver vários noves, vale um só: 999999999 = 9 tirando os dois 9, teríamos diretamente 1+8 = 9

Exemplo:

FERNANDO DA SILVA

F

E

R

N

A

N

D

O

D

A

S

I

L

V

A

6

5

9

5

1

5

4

6

4

1

1

9

3

4

1

NÚMERO DA EXPRESSÃO:

Revela talentos e habilidades naturais, também como interagimos com outras pessoas.

A soma total: (6+5+9+5+1+5+4+6+4+1+1+9+3+4+1=64... 6+4 = 1 ) Numero 1.

NÚMERO DA MOTIVAÇÃO E DO DESEJO:

Revela os gostos pessoais, aversões, nossas necessidades,vontades e os motivos que estão por trás de nossas decisões e que nos impulsionam a agir de determinada forma

Somente as vogais:

EAOAIA = (5+1+6+1+9+1 =23 ...2+3 = 5 ) Número 5.

NÚMERO DA PERSONALIDADE OU IMPRESSÃO:

Revela a imagem que temos de nós mesmos, do efeito e a impressão que causamos nos outros. Fantasias secretas.

Somente as consoantes:

FRNNDDSLV = (6+9+5+5+4+4+1+3+4 = 41 ...4+1 = 5 ) Número 5.

LETRAS DO NOME:

FERNANDO

Neste caso temos o número chave e destaca a individualidade da pessoa, vocação profissional. A primeira letra no caso o F revela o lado interior, se a pessoa é acanhada, sonhadora. Primeira vogal revela o lado instintivo. Nomes compostos devem ser observados como um todo: LUIZ FERNANDO, é um bloco só.

LETRAS DO SOBRENOME:

Revela a relação com a família, tendências vocacionais e a saúde da pessoa.

REPETIÇÃO DE NÚMEROS NO MESMO NOME:

Revelam a tendência do subconsciente, desejos instintivos.

NÚMERO DO DESTINO:

É extraído da data de nascimento, expressa todo o aprendizado ao longo da vida. Exemplo: 18/07/1966 = 1+8+7+1+9+6+6=38 ...3+8=11 ...1+1= 2.

Através do número de nascimento pode-se revelar 3 ciclos na vida de uma pessoa. O primeiro
ciclo basta diminuirmos o número fixo do destino que é 37 (de acordo com Sandra Kocs Stein) do número do destino, portanto 37 - 2 = 35.
Portanto o primeiro ciclo vai até os 35 anos. O segundo ciclo dura sempre 27 anos, a partir do término do primeiro. O terceiro sempre é após o término do segundo e vai até a morte.

Existem outras extrações, porém para o entendimento, acreditamos que o material exposto já é suficiente para um entendimento superficial de como funciona na prática a numerologia.

O SIGNIFICADO DO NÚMEROS:

1 (UM):

O que lidera, inicio, força,liderança, individualidade, independência. Principio ativo masculino e positivo. Como lado negativo, pode levar a prepotência, solidão, egocentrismo, orgulho e autoritarismo. Como características positivas: Pioneirismo, iniciativa, liderança, audácia, autoconfiança, positivismo.

Missão a cumprir: Evitar ser egoísta e autoritário.


2 (DOIS):

O que colabora. Cooperação, dualidade, amabilidade. Principio passivo, feminino, negativo, completa o número 1. Moldável, adaptável, conciliador, pacificador, é o equilibrio.
Características Negativas: Timidez, medo, indecisão, dualidade, dúvida,dependência.

Características Positivas: Modéstia, paciência, diplomacia, solidariedade, amabilidade, conciliador.

Missão a cumprir: Evitar a dependência excessiva, desenvolver o espírito cooperativo


3 (TRÊS):

O que comunica. Expressão, comunicação, criação.

Representa o relacionamento com o mundo exterior. Após a individualidade, a união com o dois, surge a interação com sociedade.Extrovertido dono de grande magnetismo pessoal, promove o desenvolvimento de todos ao seu redor, alegria, entusiasmo, faz com que tudo pareça possível. Constitui a expressão do sucesso, da sorte, da fertilidade e da beleza. Associado ao 6 favorece as criações artísticas. Ao 9 ganha força nas artes literárias.

Características Positivas: Otimismo, bom gosto, talento, comunicação, sociabilidade.

Características Negativas: Exibicionismo, superficialidade, espírito fofoqueiro, mentiras, conflitos, solidão.

Missão a Cumprir: Abrir-se para o mundo, ser criativo, procurar expressar-se.


4 (QUATRO):

O que realiza. Palavra chave: ação, estabilidade, firmeza, segurança e conservadorismo. O quatro é o símbolo da lei da ordem. Manifestação do lado racional, é representado pelo quadrado. Por um lado a dureza, que compensa com a estabilidade, segurança. Para construir é preciso valer-se de sua força e poder. Desenvolve o senso prático, a autodisciplina. A defesa das tradições, e um certo conformismo.

Características Positivas: praticidade, espírito construtor, lealdade, organização, franqueza, cautela,
trabalho, resistência, amor a tradição.

Características Negativas: rigidez, conformismo, avareza, apego ao passado.

Missão a cumprir: Não se deixar oprimir pelo trabalho e pelas responsabilidades.


5 (CINCO):

O que é livre. Palavra chave: Liberdade, evolução, curiosidade,aventura.

O cinco representa a versatilidade somente alcançada por aqueles que não têm compromissos e sempre podem se lançar em direção a novas oportunidades. De espírito aventureiro, acumulam experiências e possuem conhecimentos sobre uma boa gama de assuntos, mas não se especializam em nada. Com um magnetismo pessoal, atraem pessoas do sexo oposto. Gostam de se por em movimento , adoram viagens. Provocam mudanças por onde passam e também aceitam com a mesma facilidade que as promovem.

Características Positivas: Entusiasmo espírito empreendedor e aventureiro, versatilidade, liberdade, sensualidade, viagem, mudança.

Características Negativas:Irresponsabilidade, inquietação, infidelidade, falta de objetivos, ímpeto que não leva a nada.

Missão a cumprir: não fazer uso inadequado de sua liberdade pessoal; aceitar mudanças.


6 (SEIS):

O que concilia.Harmonia, equilíbrio, verdade e justiça. O seis sintetiza as responsabilidades sociais e familiares. almeja casar, ter uma família. O seis emana vibrações artísticas e domésticas. Representa a busca de um lar, uma família e uma entrega a sua comunidade.

Características Positivas: espírito conciliador, generosidade, estabilidade, idealismo, preocupação com o lar, a comunidade, companheirismo.

Características Negativas: acomodação, espírito de mártir, complicações no casamento, cobranças excessivas.

Missão a cumprir: aprender a aceitar as coisas como são. Cuidar da relação sem ciúmes, buscar o equilíbrio antes da perfeição


7 (SETE):

O que pensa. Palavra chave: análise, investigação, lógica e misticismo, reflexão. O sete relaciona-se com a sabedoria, reflexão, busca de outras respostas além daquelas oferecidas, meditação, descanso, paz interior.

Características Positivas: sabedoria, tranquilidade, introspecção, intuição, poder de análise,

meticulosidade, lógica e investigação

Características Negativas: desligamento, melancolia, solidão, perda do sentido da vida, falta de objetivos.

Missão a cumprir: refletir, buscando o saber dentro de si.


8 (OITO):

O que tem poder. Palavra chave: Poder, responsabilidade, riqueza material, reconhecimento. Depois de encontrar respostas, é hora de colocar em movimento. Busca o poder, o prestígio, o lado material da vida. Movido por uma ambição legítima, torna-se um guerreiro, lutador, um perseverante, baseado no senso ético, na justiça, busca a vitória pessoal através do enriquecimento.

Características Positivas: Poder,eficiência, prestígio, sucesso, riqueza, perspicácia, saber, compreensão, autoridade, justiça e verdade.

Características Negativas: ambição excessiva, sede pelo poder, materialismo desenfreado, intolerância, arrogância, desonestidade.

Missão a cumprir: Usar corretamente o dinheiro e o poder, pautado no senso de justiça. Não negligenciar o dinheiro e as coisas materiais.


9 (NOVE):

O que compreende. Palavra chave: Realização, universalidade, abnegação, compaixão. O nove representa a realização total do homem com todas as suas aspirações atendidas e seus desejos
satisfeitos. Ele é capaz de dedicar-se ao amor universal, incondicional por tudo e por todos. Busca a perfeição.

Características Positivas:Amor universal, paciência, tolerância, fé, generosidade.

Características Negativas:Sacrifício, fracasso, solidão, fim, decepção, fanatismo.

Missão a cumprir: Ter em mente que a finalidade do ser humano é desenvolver o amor universal, a compreensão e a compaixão.

OS NÚMEROS MESTRES:

Esses são números repetidos entre 1 até 100, tem a conotação de realçar aspectos positivos e negativos de um número antes dele ser reduzido. Por exemplo se uma soma chegar a 11 = 2, teremos na leitura mais riquezas de interpretação e precisão. Dentro desses os mais inspiradores, criativos considerados pelos estudiosos são 11, 22, 33, 44. Até porque a soma de letras de nomes que atinjam somas acima de 55 são raras.

11 (ONZE): O idealista

Características Positivas: Idealismo, intuição, poderes extra-sensorial, paciência, misticismo

Características Negativas:Fanatismo, pragmatismo, cinismo, charlatanismo, preguiça, desonestidade.


22 (VINTE E DOIS): O construtor do Mundo

Características Positivas:Espírito empreendedor, raciocínio lógico, lealdade, perspicácia, otimismo e generosidade.

Características Negativas: cinismo, vaidade exagerada, pessimismo, não conclusão de seus projetos, complexo de inferioridade.


33 (TRINTA E TRÊS): O líder

Características Positivas: Controle emocional, idealismo, capacidade de comando, planejamento,
visão para o futuro.

Características Negativas:Negativismo, depressão, violência, excentricidade, futilidade, frieza.


44 (QUARENTA E QUATRO): Eficiência em pessoa.

Características Positivas: Facilidade de expressão, poder, controle mental, projetos voltados para o bem da humanidade, capacidade de ocupar cargos públicos.

Características Negativas: Mau uso de suas habilidades mentais, apossar-se de idéias alheias, um certo grau de psicose.


55 (CINQUENTA E CINCO): Canal da Força Vital

Características Positivas:Contato com planos superiores, iluminação dom da cura.

Características Negativas:Descumprimento do Karma, autopiedade, sentimento de vítima, falta de perspectivas futuras.


66 (SESSENTA E SEIS): O amor incondicional.

Características Positivas:auto-realização, capacidade de amar, libertação do karma, criação.

Características Negativas:ciúmes, egoísmo, sentimento de posse, negação e repressão do amor.


77 (SETENTA E SETE): O discernimento

Características Positivas: discernimento, capacidade de aceitar mudanças, sucesso, liberdade.

Características Negativas:melancolia, pensamentos conflitantes, sentimento de cobrança.


88 (OITENTA E OITO): A busca da Perfeição.

Características Positivas: Sabedoria, persistência, perfeccionismo, eficiência, coragem ilimitada, reflexão.

Características Negativas:conflitos, dificuldades, desânimo, ante as adversidades.


99 (NOVENTA E NOVE): O altruísta

Características Positivas: atividade, caridade, despojamento, auxilio aos carentes.

Características Negativas:ingenuidade, espírito de sacrifício, falta de senso crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário