28 de maio de 2010

SALSA UM SANTO REMÉDIO!









A SALSA

Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.

Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso?

De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira.

Beba um copo todos os dias, e vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina. Você notará a diferença!

Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. É um remédio natural!

Sobre a Salsa

A salsa é uma das ervas com propriedades terapeuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).

Isso é três vezes mais que a laranja. A salsa contém também ferro (5.5mg/100g),
manganésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g).

Essa planta é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo,sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.

Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorsão de ferro.

O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros
sucos, 3 vezes ao dia. As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendado na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.

Mais algumas informações:

Usadíssimo, condimento. Riquíssima em vitaminas e sais minerais com ferro; por isso, recomendada aos anêmicos, fracos e nervosos; abre o apetite; boa para a memória, favorece a digestão, tanto as folhas como a raiz. Seu chá combate as febres da primavera e outono, o amarelão, a retenção da urina, a obesidade; provoca suor, gases intestinais, inchaços de fígado, estimula as contrações uterinas. O suco tomado em leite acalma a asma, levanta o espírito após a embriaguez. Externamente, se usa em cataplasmas ou compressas para curar úlceras, mesmo cancerosas, chagas rebeldes, machucaduras, pancadas, contusões. Contra a dor de dente (colocam-se folhas esmagadas com um pouco de sal no ouvido do lado em que dói o dente), uma bolinha posta no nariz faz estagnar a hemorragia nasal.


Muito utilizada nos pratos culinários mais diversificados, este tempero tao saboroso pode esconder mistérios além de sua imaginaçao.

Origem

Natural da Europa, a salsa (conhecida também por salsinha,salsa-de-cheiro ou salsa-hortense) foi trazida para o Brasil no início da colonizaçao. Seu cultivo é relativamente fácil: pode ser cultivada em vasos e adapta-se muito bem a terrenos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica, fracamente ácidos e bem drenados.

Os antigos egípcios usavam-na como um remédio para dor de estômago e distúrbios
urinários. Os romanos acreditavam que a salsa evitava intoxicaçao e, portanto, a empregava para desodorizar o ar (repleto de álcool) durante seus banquetes. No passado acreditava-se que ela era capaz de curar doenças como a malária, a peste e o envenenamento. Atualmente, ela é mais conhecida pelas suas propriedades diuréticas e carminativas.

Mas, afinal, como utilizá-la medicinalmente?


Propriedades Terapêuticas

Diurética (facilita a secreçao da urina)
Emenagoga (provoca a vinda da menstruaçao)
Carminativa (combate os gases intestinais)
Expectorante (facilita a expectoraçao)
Antitérmica (combate a febre)
Eupéptica (melhora a digestao)
Vitaminizante (colabora na regeneraçao das células)
Aperiente (abre o apetite)
Antiinflamatória (combate inflamaçoes)


Indicaçoes

As folhas podem ser utilizadas para combater:


Febres Intermitentes
Uso interno: suco - 1 colher de sopa três a quatro vezes ao dia.


Bronquite Asmática e Laringite Crônica
Uso interno: suco adoçado com mel - 1/2 xícara de café uma vez por dia, em jejum.


Equimoses
Uso externo: suco (sob a forma de compressa) - aplicar, no mínimo, três vezes ao dia.


Disenteria
Uso interno: chá por decocçao - 1 xícara três a quatro vezes ao dia.


Inflamaçao e Edema de Pálpebras
Uso externo: sob a forma de cataplasma fria - aplicar várias vezes ao dia.


Hemorragias Nasais
Uso externo: introduzir folhas trituradas nas narinas.


Hemorragias de Ulceras e Feridas, Picadas de insetos, Nevralgias
Uso externo: sob a forma de cataplasma - aplicar três a quatro vezes ao dia.


As raízes podem ser empregadas no combate a:


Gases Intestinais
Uso interno: chá por decocçao - 1 xícara três a quatro vezes ao dia.


Nefrite e Cistite
Uso interno: chá por infusao - 1 xícara três a quatro vezes ao dia.


Anasarca, Hidropisia, Edemas de Membros Inferiores
Uso interno: chá por decocçao (de 30 a 100g para cada litro de água) - 1/2 xícara de 4 em 4 horas.


As sementes atuam na:


Atonia Gástrica e Nevralgias em geral
Uso interno: chá por decocçao - 1 xícara três vezes ao dia.


Se você é adepto da medicina natural, experimente os efeitos terapêuticos que essa maravilhosa erva contém, e descubra porque os fitoterapêutas a recomendam até hoje; mas, CUIDADO!


A salsa, através de uso interno, é contra-indicada para gestantes e lactantes,
pois um de seus componentes, o apiol, é estrogênico; isto é, altera o sistema
reprodutor feminino e pode provocar o aborto.

Medicinal e cosmética

Em função do seu óleo essencial, onde se destacam substâncias como o apiol e a miristicina, qualquer parte da planta tem efeitos medicinais - desde as sementes e raízes até as folhas aromáticas da salsa. Ela é considerada estimulante e diurética, boa fonte de vitaminas A e C e auxiliar na digestão. Em forma de emplastro, é aplicada para aliviar dores e irritações em picadas de insetos. A infusão feita a partir das folhas da salsa tem sido divulgada como auxiliar em regimes de emagrecimento, mas é preciso alertar que o seu uso pode reduzir a produção do leite materno.
É na cosmética caseira que a erva tem se destacado muito: boa para pele e cabelos, a infusão de salsa ajuda a combater poros abertos, olhos inchados, clarear sardas e tratar acne juvenil. Para prepará-la, coloque 1 colher (chá) da planta em 1 xícara e despeje água fervente por cima. Abafe com uma tampa e deixe descansar por 10 minutos antes de usar.

A salsa também entra como ingrediente de receitas naturais fáceis de preparar. Como estas criadas pela herborista Maly Caran:

Máscara de salsa para combater rugas e rejuvenescer a pele:
Triture a salsa (cerca de 1 copo bem cheio) com um pilão e faça um chá bem forte da erva. Deixe descansar por 30 minutos, coe e misture com 500 ml de mel puro, até obter uma pasta grossa. Aplique sobre o rosto limpo e deixe a máscara agir por cerca de 30 minutos. Enxágüe e aplique a seguir um creme hidratante, se necessário.


Creme nutritivo para o cabelo
Coloque no liquidificador 1 colher (sopa) de cada um dos seguintes ingredientes: lecitina de soja, óleo de rícino, glicerina, vinagre de maçã e salsa. Bata para misturar tudo. Lave bem os cabelos e, a seguir, aplique o creme. Deixe atuar por pelo menos 30 minutos e depois enxágüe bem, até retirar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário