18 de setembro de 2012

VILÃO É REPRESSÃO!


Pensando no que eu escrevi no post "Memórias de Criança 2", observei que nem sempre o vilão da história é a televisão, a internet ou o celular. Acredito que até hoje falta diálogo, conversa franca, tempo e interesse com o imaginário infantil. Crianças não são seres desprovidos de entendimento e nem imaturos por serem crianças. Tem a maturidade da idade...oras...oras. Crianças são seres em formação e necessitam de informação. São reprodutores sim, de tudo aquilo que observam. Brincam de ser gente grande e brincam de ser eternamente crianças, até pq o mundo adulto é confuso, cheio de emoções dúbias e cansativo. São imaginativas, possuem um mundo próprio e dentro dele cabe e vale tudo. 

Resumo da ópera: São tudo e não são nada, são adultos mirins e eternos bebês, são personagens do bem e do mal. Simplesmente são.

Conclusão: Se os pais querem filhos equilibrados, responsáveis e verdadeiros que sejam também. Crianças e adolescentes não são burros, percebem as mentiras e dualidades do mundo adulto. Busquem um ponto de equilíbrio. Quem não ouviu essa conversa: Você é muito criança para escutar conversa de adultos! Minutos depois: Você já é uma mocinha tem que comer direitinho, guardar seus brinquedos, respeitar os mais velhos e sentar de perninha fechada...Aff! Eu nunca entendia se eu era mocinha ou criança. Outra coisa que eu tentava entender, meu pai fumava e falava que se um dia me pegasse fumando fazia eu comer o cigarro. Estranho não? Não comi, arch!!!! Aprendi esconder, mentir, ocultar e amar o proibido. Se era bom para ele, era bom para mim. Era meu pai e adultos sabem o que fazem. Sabem? Criança tem todo direito de fantasiar, brincar, experimentar e vivenciar, cabe aos pais conversar, educar, orientar e brincar junto. Quando participamos do teatro infantil, somos personagens e fica muito mais fácil introduzir atitudes bacanas, pensamentos bons e ainda por cima podemos virar super heróis! Legal né? Eu sou sempre a bruxa do bem e minha neta gosta de ser a do mal. Ela é esperta! rs No final sempre fazemos uma magia, colocamos flores no altar e uma oração agradecendo tudo que temos e pedindo coisas muito, mais muito legais mesmo... para todo mundo e para o planeta. Se na brincadeira é do bem ou do mal tanto faz, o importante é sermos. Simples assim! Beijos Rubia Zaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário